top of page

Decifrando a fórmula mágica por trás dos eventos da Apple

  • Foto do escritor: Anderson Mendes
    Anderson Mendes
  • há 24 horas
  • 3 min de leitura


Famosa por seus eventos de lançamento de produtos, que se tornaram verdadeiros espetáculos, a Apple em vez de apenas apresentar os recursos e especificações técnicas de seus novos produtos, se utiliza do poder de storytelling para envolver e emocionar seu público. A cada evento, a Apple cria uma narrativa coesa que une todos os aspectos do produto, desde seu design até sua funcionalidade, em uma história emocionante e cativante. Neste artigo, exploraremos como a Apple utiliza o storytelling para criar eventos memoráveis e por que essa técnica é tão eficaz em envolver o público.

Para os que trabalham com mídia e transmissão ao vivo de eventos, acompanhando mais de perto este mercado, se enxerga neles um bom exemplo a ser seguido, pois o primor com os detalhes de suas apresentações (presenciais e, a partir de 2010, também sincronizadas com a internet através de webcasts), tornaram os eventos da Apple um dos eventos mais aguardados do ano. 


Beleza, mas o que tem de tão especial em seus eventos?

O primeiro ponto estratégico que eles utilizam é em despertar em nós um gatilho mental muuuuito eficiente para a área de Marketing: a tal curiosidade. Este elemento que vem sendo muito utilizado no marketing digital principalmente nestes últimos três anos pós pandemia, tem como objetivo gerar expectativas e fazer com que as pessoas fiquem ansiosas para buscar mais informações sobre o evento, gerando assim ainda mais interesse sobre o que ainda está por vir.

Pois bem, a Apple acredita e aposta nesta teoria há algum tempo. Eles promovem suas campanhas iniciando sempre com um belo teaser já passando por uma jornada. Além disso, seus eventos eram sempre  anunciados antes para a imprensa e também para alguns influenciadores, para que eles já pudessem preparar o terreno da curiosidade em nós meros mortais.

 

E até o ano de 2009, as informações que eram apresentadas durante o evento eram transmitida apenas por texto através de alguns felizardos perfis do Twitter e também em alguns portais de tecnologia, portanto gerando grande concentração de acesso a estas plataformas. Porém, na última década, a Apple decidiu expandir o acesso à informação e começou a fazer webcasts de seus eventos, a fim de atingir mais rapidamente um público muito maior. 


E qual a forma que eles pensaram para atingir este resultado? Traçando processos de storylelling, elevando essa habilidade durante toda uma campanha, envolvendo o público com uma narrativa elaborada através de imagens, sons e posicionamentos. 


A partir do momento que a campanha se inicia é criado um buzz bem considerável nas redes sociais e estes números puderam ser comprovados a partir da mensuração das hashtags de seus eventos, que antes das transmissão de suas apresentações ao vivo, as hashtags com o nome do evento giravam em torno de 1600. Já no ano seguinte as apresentações chegaram a atingir 2869 citações no Twitter. 


Este aumento foi dando cada vez mais força para que os shows promovidos pela Apple criassem mais euforia em seus fãs, que se sentiam cada vez mais próximos da marca através da “inclusão” no evento digital, participando mesmo que indiretamente de parte do processo, e isso gerava ainda mais empolgação nas redes sociais. 


A informação em tempo real que até 2010 era relativamente escassa, repentinamente se tornou disponível e compartilhável para a sua base de fãs. E isso meus amigos, é ouro para o marketing da empresa.


Pontos de destaque de suas apresentações:


Design minimalista de suas apresentações, storytelling divertido e muito bem sincronizado com os objetivos dos eventos, media training em seus apresentadores (a apresentação deles é tão natural que nem demonstra ser treinada), iluminação muito bem pensada e executada, áudio e vídeos impecáveis e certamente uma equipe de profissionais de altíssima qualidade.


Ressalto que sendo fã ou não da Apple (eu sou 😊), a competência deles na estratégia de lançamento de seus produtos sempre gerou muita curiosidade para assistir a seus eventos devido a grande experiência transmitida.


Se tem uma empresa que sabe contar uma bela história (storytelling) e nos envolver emocionalmente, para aí sim apresentar seus produtos e serviços, essa empresa chama-se Apple.


E para você que se interessa em assistir um evento campeão em termos de qualidade e storytelling, apresento abaixo o link de um dos webcast deles, com mais de 7 milhões de visualizações realizado em Janeiro de 2016. Neste vídeo você poderá sentir e vibrar com a genialidade destes caras. Veja a apresentação clicando aqui. 


Vamos elevar o nível de seus eventos e apresentações com um storytelling que desperte a curiosidade do seu público? 


 
 
 

Comentários


bottom of page